O Fórum Global de Inovação do Ecossistema RWA 2025 foi concluído com sucesso no Dubai, Emirados Árabes Unidos.

Nov 24, 2025

Organizado pela PrimoX, empresa líder em ecossistemas digitais de RWA (Real World Assets) de Singapura, e co-organizado pela VMOMENT, MetaOrigin, Tiens Group e Moore Labs, o “Integration · Growth · Breakthrough—2025 Global RWA Ecosystem Innovation Forum” seguiu para o Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, após o sucesso do lançamento em Singapura.

Com o tema “Ativos Digitais a Impulsionar a Economia Real: Construir um Novo Paradigma para o Ecossistema de RWA”, o fórum explorou como os RWA podem impulsionar as empresas tradicionais para a transformação digital e a valorização dos seus ativos. O evento atraiu instituições financeiras, líderes do setor e especialistas em Web3 de todo o mundo, tornando-se mais um destaque importante no panorama da economia digital global de 2025.

Como oradora principal na abertura do fórum, Diana Peng, copresidente do Comité Global de Piedade Filial das Nações Unidas e presidente do Instituto Internacional de Estratégias Económicas, proferiu um discurso estratégico. Ela observou que, na última década, a digitalização remodelou profundamente as operações económicas globais; Na próxima década, as tecnologias inteligentes conduzirão a humanidade da “conectividade da informação” à “confiança no valor”. Com a profunda integração da IA, blockchain, IoT e computação quântica, a geração, verificação e circulação de valor estão a sofrer uma transformação sistémica, impulsionando a governação global para uma nova fase de reestruturação.

Diana Peng enfatizou que o Instituto Internacional de Estratégias Económicas está a avançar na sua investigação com base numa estrutura de think tank de três pilares: “Política – Tecnologia – Indústria”. O instituto continua a realizar estudos aprofundados sobre temas-chave, como a governação inteligente da economia digital, a regulamentação transfronteiriça dos ativos digitais e a transformação inteligente industrial, fornecendo aos governos e às empresas um apoio intelectual sistemático, globalmente alinhado, acionável e replicável. Ela observou que a verificação de ativos no mundo real e o mapeamento digital, o estabelecimento de uma estrutura de conformidade internacionalizada para ativos digitais e a atualização inteligente da governação corporativa constituem os três caminhos principais para as empresas tradicionais entrarem na era da economia digital inteligente global.

Ao discutir a prática empresarial, Diana Peng destacou os esforços globais de transformação digital do Grupo Tiens. Como empresa chinesa representativa em transição para o paradigma da Web 3.0, o Grupo Tiens alcançou uma forte sinergia com o Instituto em áreas como a coordenação de políticas internacionais, o desenvolvimento de modelos de ativos ponderados pelo risco (RWA) e a governação de conformidade transfronteiriça, proporcionando um modelo de referência maduro e replicável para as empresas chinesas que procuram participar no panorama global da economia digital.

1c7bd69e5c15d141373ccf51978f322b

Diana Peng, copresidente do Comité Global de Piedade Filial das Nações Unidas e presidente do Instituto Internacional de Estratégias Económicas, proferiu um discurso de abertura no fórum.

No fórum, Dawood Al Shezawi, Presidente do Annual Investment Meeting (AIM) nos Emirados Árabes Unidos, discursou. Segundo Dawood Al Shezawi, o AIM, enquanto plataforma global fiável que molda as políticas de investimento e promove o desenvolvimento inclusivo e sustentável, já ligou mais de 70 autoridades governamentais de nível ministerial e mais de 15.000 investidores institucionais em 181 países e regiões.

Na sessão principal que se seguiu, o AIM assinou oficialmente um acordo de cooperação estratégica com o Tiens Group e a VMOMENT. Este marco não só representa uma nova etapa de colaboração entre todas as partes, como também significa o seu compromisso conjunto em promover a integração profunda dos ativos digitais com o ecossistema global de investimento – uma conquista de grande importância estratégica e valor contemporâneo.

87ccb64a0b9451071ae442153f591432

Discurso de abertura de Dawood Al Shezawi, Presidente do Encontro Anual de Investimento (AIM) nos Emirados Árabes Unidos

Em termos de inovação comercial, a equipa da PrimoX introduziu um novo paradigma de negócio: “o consumo como direito, os direitos como ativo”. Ao transformar pontos de fidelização, benefícios de adesão e direitos de consumo de marcas em ativos digitais negociáveis, a PrimoX pretende construir uma comunidade de valor cocriativa e mutuamente benéfica entre utilizadores e marcas. Leo Wang, CEO da VMOMENT, destacou as macrotendências e observou que a sociedade humana está a entrar na “Era Inteligente 5.0”. A integração da IA, blockchain e Internet das Coisas impulsionará uma profunda simbiose entre as indústrias e os ativos digitais. Nos próximos cinco anos, prevê-se que tanto o setor global da saúde como o mercado de ativos digitais ultrapassem os 30 triliões de dólares. A VMOMENT irá construir um ecossistema global de comércio social de bem-estar baseado em IA, centrado num sistema de valor baseado em pontos e num mecanismo de associação de cocriação, ajudando as empresas tradicionais a fazer a transição da Web 2.0 para a Web 3.0.

008d7fd5bd03e4d3f6491723f0cd1fc9

A AIM assina um acordo de cooperação estratégica com o Grupo Tiens e a VMOMENT.

No seu discurso, o CEO do Grupo Tiens, Eric Zhang, delineou a “Estratégia de Digitalização em Três Etapas” da empresa. Em primeiro lugar, a IA capacita o setor da saúde através de sistemas inteligentes de dados de saúde, tornando os serviços de saúde acessíveis a todos. Em segundo lugar, os ativos culturais são digitalizados, incorporando propriedades intelectuais essenciais da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), como as Nove Ervas Divinas, os Dez Grandes Médicos e 106 ingredientes homólogos entre alimentos e medicamentos. Em terceiro lugar, a Tiens cocriará um ecossistema global de ativos do mundo real (RWA) com parceiros como a VMOMENT e a PrimoX para construir uma rede digital totalmente interligada para o setor da saúde.

Na mesa-redonda moderada por Leo Wang, Diana Peng, Eric Zhang, Leila da Cregis, Andre da Yellow Card e Silvija da BurjX discutiram como os ativos digitais podem impulsionar a economia real e moldar um novo ecossistema de RWA. Andre destacou a importância de uma sólida infraestrutura de RWA para ajudar os utilizadores em diferentes países a ligar ativos do mundo real com mais facilidade, eficiência e a um custo mais baixo. Leila e Silvija destacaram o sólido ambiente regulamentar dos EAU — especialmente o ADGM e o VARA — cujos sistemas internacionalmente alinhados, abertos e bem estruturados permitiram o desenvolvimento rápido e ordenado de activos digitais, fazendo dos EAU um líder regulamentar no Médio Oriente e a nível global.

31409758ee16e911ec11bf16ea65a437

Fórum Mesa Redonda “Diálogo sobre Inovação no Ecossistema RWA”

Durante o fórum, a PrimoX, o Grupo Tiens, a VMOMENT e a Yellow Card realizaram uma cerimónia de assinatura de cooperação estratégica, anunciando a construção conjunta de um ecossistema global de RWA (Real-Write Assets - Ativos Relacionados com o Risco) centrado no "consumo – direitos – ativos – valor". Esta colaboração marca uma mudança para o ecossistema de RWA, da exploração conceptual à implementação sistemática, tornando-se uma das conquistas mais representativas do evento.