Turistas na fila para entrar no bonde 28 na Praça Luís de Camões: a linha é a mais popular em Lisboa — Foto: Patrícia de Melo Moreira/AFP
Turistas na fila para entrar no bonde 28 na Praça Luís de Camões: a linha é a mais popular em Lisboa — Foto: Patrícia de Melo Moreira/AFP
GERADO EM: 20/11/2024 - 02:13
O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.
CLIQUE E LEIA AQUI O RESUMO
Mais de vinte mil brasileiros obtiveram vistos de estadia temporária e de residência em Portugal em 2023.
Efeito Trump: Norte-americanos buscam no Google como mudar para PortugalCaos: Mais de 33 mil processos contra imigração de Portugal sobrecarregam juízes
Dados enviados com exclusividade ao Portugal Giro pelo Instituto Nacional Estatística (INE) revelam que 21.973 brasileiros conseguiram vistos para entrada no país durante o último ano.
A maioria,cerca de 18,6 mil,têm visto de residência. E 3.414 conseguiram visto para permanência por período de tempo reduzido,como para buscar trabalho.
Ao todo,Portugal concedeu 102.528 vistos,sendo 81,4 mil de residência. Os brasileiros ficaram com aproximadamente 21,5% do total.
Estudo: Portugal é destino preferido de milhões de brasileiros com formação superior
A maior parte dos vistos foi concedida para homens brasileiros,que ficaram com 11.962,contra 10.011 das mulheres.
Portugal continua sendo um dos destinos preferidos para os brasileiros viverem,estudarem e trabalharem no exterior.
Há cerca de um ano,os brasileiros já lideravam os pedidos de vistos temporários para procurar trabalho. E são os que mais requisitam vistos de estudo.
Diante da demanda crescente,os brasileiros sofrem com problemas e demora na conclusão dos pedidos de vistos no Brasil,como tem mostrado a coluna em diversas reportagens.
Leia mais no Portugal Giro: Coluna diária desde 2021 com notícias de Portugal para brasileiros